PALESTRANTES
Paulo Meirelles
Professor do departamento de ciência da computação do IME-USP
Palestra:
O que é DevOps (e suas derivações)? Como se faz DevOps?
Mais informações
Paulo Meirelles
Professor Associado (Livre-Docente) no Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP). Foi docente na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e na Universidade Federal do ABC (UFABC). Atuou como pesquisador em regime de Pós-Doutorado no IME-USP (2016-2018) e participou do Programa Pesquisador Colaborador da USP (2020-2021). É Doutor em Ciência da Computação pelo IME-USP (2013), Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS (2008), Tecnólogo em Desenvolvimento de Software (2005) e Técnico em Informática pelo IFRN (2001). Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados à área de engenharia de software, incluindo: software livre, métodos ágeis, DevOps, análise estática de código-fonte e mineração de repositórios de software.
Palestra
O que é DevOps (e suas derivações)? Como se faz DevOps?
DevOps e entrega contínua têm transformado as estruturas organizacionais dos grupos de desenvolvimento e infraestrutura em empresas de software. Na USP, conduzimos uma pesquisa que revelou diversas abordagens adotadas pela indústria para organizar esses grupos, explicando por que diferentes organizações escolhem estruturas distintas e como enfrentam as desvantagens de cada configuração. Identificamos condições, causas, razões para evitar, consequências e contingências relacionadas a cada estrutura (departamentos segregados, colaborativos, mediados por API e únicos). Esta pesquisa gerou três artigos internacionais de alto impacto, uma tese de doutorado e um livro (finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, no eixo Ciência e Cultura). Nesta palestra, Paulo Meirelles explicará essas estruturas organizacionais, de forma que profissionais e pesquisadores possam compreender e discutir o fenômeno DevOps e seus desafios. Além disso, abordará as derivações de DevOps, como DevSecOps, que integra testes de segurança em todas as etapas do desenvolvimento de software, e MLOps, que automatiza e simplifica os fluxos de trabalho e implantações de machine learning. Essas práticas promovem uma transformação cultural, aproximando mais a engenharia da fronteira com diferentes áreas da computação.
Galileu Batista
Professor na área de tecnologia da informação no IFRN-CNAT
Minicurso:
Ferramenta IPED: Indexador e Processador de Evidências Digitais.
Mais informações
Galileu Batista
Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Tecnologia em Gestão Pública pelo IFRN (2020) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Foi Professor em várias instituições e universidades, incluindo Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Católica de Pernambuco. Desde 2005 é Perito Criminal Federal, trabalhando atualmente na Superintendência da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Norte. Em janeiro de 2016 juntou-se ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), como professor. Palestrante em dezenas de eventos, ganhou prêmios por publicações relacionadas à Computação Forense.
Minicurso
Ferramenta IPED: Indexador e Processador de Evidências Digitais.
O uso de ferramentas integradas para a investigação de crimes cibernéticos tem se mostrado de grande importância para elucidação de crimes dessa natureza. Essas ferramentas evoluíram de tal modo que suportam uma infinidade de possibilidades de descoberta, análise e correlação de vestígios digitais. Uma dessas ferramentas, de código livre aberto, é o IPED (Indexador e Processador de Evidências Digitais), apresentado nesse minicurso, em uma abordagem hands-on. Serão apresentados contextos de uso da ferramenta e o treinando realizará várias etapas de uma investigação, culminando com a geração de um relatório do caso.
José Reis
Account Maneger
Palestra:
Desmistificando os equipamentos para teste e medição de radiofrequência.
Mais informações
José Reis
José Reis tem formação em Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual “Lauro Gomes”, bacharelado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de São Paulo e MBA em Gestão de Negócios em Comércio e Vendas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Técnico em Telecomunicações na área de “Expansão de Redes Externas na CTBC e na area de “Comutação de Centrais ARF” na empresa TELESP. Está na Rohde&Schwarz do Brasil desde 2001, iniciando como Trainee, Engenheiro de Aplicação e Suporte e atualmente exerce o cargo de Account Manager na área de Teste&Medição sendo responsável pelo seguimento Industrial, Semicondutores e Pesquisa no mercado brasileiro.
Palestra
Desmistificando os equipamentos para teste e medição de radiofrequência
Abordagem conceitual e elucidativa sobre as principais soluções de equipamentos para teste e medição de radiofrequência do mercado: conceito, aplicação nos seguimentos de mercado e tipos de solução.
Pedro Thiago de Souza
Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Palestra:
Introdução ao SystemVerilog aplicado à Sistemas de Comunicação.
Mais informações
Pedro Thiago de Souza
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e atua nos cursos de Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação e Ciência e Tecnologia. Ministra as disciplinas de Sinais e Sistemas e Circuitos Digitais, e atua nas linhas de pesquisa nas áreas de processamento digital de sinais, sistemas de comunicações, sistemas digitais e computação aplicada na educação.
Minicurso
Introdução ao SystemVerilog aplicado à Sistemas de Comunicação
O SystemVerilog, uma extensão da linguagem Verilog amplamente adotada na indústria de circuitos integrados, foi desenvolvido para facilitar a descrição e verificação de hardware complexo. O objetivo do minicurso introdutório ao SystemVerilog é proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente da linguagem, cobrindo desde os conceitos fundamentais até a criação de testbenches eficientes para verificação funcional. O curso culmina na implementação de um modulador digital FSK, usado em comunicações digitais para transmitir dados binários. Durante o curso, os participantes aprenderão a modelar e simular esse modulador utilizando SystemVerilog, aplicando os conhecimentos adquiridos de forma prática e estruturada.